virandolua

virandolua

PROPRIOCEPÇÃO E CONSCIÊNCIA

PROPRIOCEPÇÃO, OU SEJA PERCEPÇÃO DE SI MESMO

Uma das coisas mais legais do legado que recebi tanto do yoga, mas, principalmente da formação com o Dr. Gaiarsa e com a prática da terapia Reichiana, foi a fina percepção corporal.

Para termos um bem estar diário é importante conseguir perceber nosso corpo e como ele se encontra em termos de postura, tensão e relaxamento.

A consciência de si é a chave para conseguir superar medos e auto-limitações. Não só a consciência corporal como a emocional e mental também.

Yoga, respiração diafragmática, relaxamento consciente, meditação, e exercícios de propriocepção específicos, são as ferramentas que temos.

Na verdade eu sei que este é um processo que exige dedicação e tempo, muito tempo.... Mas as recompensas são maravilhosas.

Também não é necessário ir tão fundo, um pouco de auto- conhecimento já traz um grande bem estar e liberdade individual.

A questão mais importante é a de que, se não estamos satisfeitos com a nossa vida e/ou conosco mesmos, temos unicamente em nossas mãos a possibilidade de mudar.

Por que se a gente mesmo não muda, nada muda... O externo é um reflexo do interno!

Tem até uma música que eu ouvi na televisão outro dia e guardei esta parte da letra:

... Hei, amigo, não há perigo que hoje possa assustar, não se iluda, que nada muda se você não mudar... Muito legal!!!

Apenas é ter vontade, e coragem, para começar as mudanças.

Eu sei que o maior problema é que ao mudarmos individualmente, tudo têm que mudar ao nosso redor, principalmente os relacionamentos, e é aí que o “bicho pega”.

Relacionamentos estáveis, tanto no bom sentido como no sentido neurótico de equilíbrio de forças no sentido de nos manter “protegido” de nós mesmos, hehehe!

Bom, de qualquer maneira, coloco abaixo uns exercícios que me fazem sentir muito bem!

 


RELAXAMENTO OCULAR

RELAXAMENTO FACIAL

RELAXAMENTO BÁSICO