virandolua

virandolua

TURSAC

Vista frontal da Maison Forte de Reignac

A Maison Forte de Reignac está localizada na cidade vizinha de Tursac bem perto de Les Eyzies de Tayac. Fomos de bicicleta, pelas estradas tortuosas, rodeadas de frondosas árvores, no meio do caminho, surpresas como este castelo, lá longe, na encosta do vale.

Castelo na estrada entre Les Eyzies de Tayac e Tursac

 No caminho até lá, passamos por uma fazenda de Fois-Gras (patê de fígado gordo de ganso), uma tradição gastronômica da região do Périgord Noir. Ao passarmos de bicicleta, os gansos vieram correndo e grasnando em nossa direção e ficaram, junto à cerca nos olhando e grasnando ruidosamente!Foi muito engraçado e divertido!

Gansos em Tursac

A Maison fica em frente ao rio Vésère, na beira da rodovia, É totalmente encravada na falésia, e a única porta de entrada é estrategicamente colocada, rodeada de janelas que possibilitavam a  defesa da fortaleza com pedras e flechas.

A cozinha e uns depósitos ficam logo à entrada. Está muito bem conservada com o fogão e equipamentos. Genial, no canto do recinto uma "pia" de cozinha, esculpida na pedra, que aproveita um olho de água que sai da rocha. Bárbaro!

Nos salões seguintes encontra-se um tipo de museu, com réplicas de inúmeros artefatos pré- históricos. Vale aqui um adendo explicando que a propriedade, após a última nobre "de Reinac" que ali habitou, no início do século passado, foi passando de mão em mão até ficar com a prefeitura.

Este atual proprietário, médico e amante da História, investiu na restauração do prédio e na criação deste pequeno museu de réplicas que mostram cronologicamente desde a pré-história, relacionando com a vida naquele local.

Muito interessante as réplicas de crânios humanos, desde os ancestrais pré-hominideos, até a era moderna. Há também réplicas de imagens de Vênus e Deusas e artefatos fálicos, pré-históricos, de todos os lugares do mundo!

Foram mantidos os salões e quartos originais com móveis e decorações. A sala de jantar é impressionante, com seu teto de rocha bruta!

Sala de estar, Maison Forte de Reignac

Existe uma pequena salinha, com o chão recoberto com um lindo mosaico de pedrinhas brancas. Depois ficamos sabendo que era o "abatedouro" de certo Conde de Reignac, chamado de "o bode". Para ali eram levadas as meninas novinhas, filhas de serviçais do local, por quem o "Bode se encantava"... , Vimos também o terrível calabouço um buraco na rocha bruta...

Ao chegar no alto da Maison, final da visita, o panorama foi maravilhoso, o rio Vésère serpenteando em seu vale com carvalhos e pinheiros. As casinhas brancas e as pequenas plantações!!

Vista do alto da Maison Forte de Reignac

Ao sair, fizemos nosso pic-nic, atrás do estacionamento, sob a deliciosa sombra dos carvalhos, à beira do rio Vesère: sanduiches de baguette com Camembert, tomates e abobrinhas raladas. Frutas e suco, tri bom!

 

Vista do alto da Maison Forte de Reignac

Não temos boas fotos de dentro da Maison pois o dia estava nublado eo interior muito escuro. Descobri na internet o site do próprio monumento:

www.maison-forte-reignac.com

 Vale a pena visitar é muito bonito!

 

 



03/01/2010
0 Poster un commentaire

A découvrir aussi


Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 2 autres membres