virandolua

virandolua

LOCMARIAQUER

Nesta pequena cidade visitei um local onde se encontram vários monumentos muito interessantes.

 O grande Dólmen chamado "Table des Marchands", é uma grande câmara funerária coletiva aonde se chega através de um corredor. Este monumento também é constituído de enormes blocos de pedra verticais que constituem as paredes do corredor e da câmara. O teto é feito de enormes "mesas" de granito. Neste dólmen a grande pedra principal do teto, foi incrivelmente cortada em três partes, onde os desenhos esculpidos, um machado e duas figuras bovídeas ficaram divididos. A inferior se encontra aqui, a parte central, no dólmen de Gravinis, que é uma ilha do Golfo de Morbihan e a última parte, na cobertura do túmulo de "Er Grah", encontrado neste mesmo local.  Como e porque estas pedras foram assim divididas é um mistério.

O túmulo é impressionante, com as paredes da câmara totalmente esculpidas com formas arredondadas.

Entrada Table Des Marchands

 

Table Des Marchands gravura do teto

 

Table Des Marchands close das gravuras das paredes da câmara

 

Table Des Marchands gravura paredes da câmara 

O túmulo de Er Grah ou Er Vinglé é um enorme túmulo fechado, considerado como sepulturas individuais de personagens importantes. Ele foi construído em diversas etapas desde 4500anos a.ea. recoberto com pequenas pedras formando várias câmaras em uma das quais foram encontrados dois esqueletos de bovídeos. Perto de 4200anos a.ea. foi aumentado lateralmente, para o norte e para o sul até chegar a largura de 140m. Foi pilhado inúmeras vezes e esteve recoberto de mato e terra por muito tempo, quando em 1991, na última restauração, ele recobra sua amplidão original.

 

Túmulo D'Er Grah lateral

Túmulo D'Er Grah lateral

O "Grand Menhir Brisé" é o maior menir da pré-história ocidental. Tem mais de 20m de comprimento, e foi erigido há aprox. 8500 anos. Encontra-se caído e quebrado em quatro partes. Foi esculpido em um granito estrangeiro à região, este bloco de mais de 280t foi transportado pelos homens do neolítico por vários quilômetros sem que se conheça a técnica usada para tal feito. Sua queda também é motivo de debates. Em sua superfície também havia sido esculpido o mesmo machado comumente encontrado nos monumentos da região porém está extremamente desgastado, dificultando a sua observação.          

Grand Menhir Brisé ao fundo Golfo de Morbihan

Grand Menhir Brisé e suas quatro partes 

Da visita a estes enormes e impressionantes monumentos trouxe comigo a imaginação repleta de imagens e sonhos de um passado tão distante quanto inefável. É maravilhoso ter podido ver e sentir tão de perto as construções destes nossos longínquos antepassados. Sentimento este, que teve seu ápice ao visitar as cavernas do "Homem de Cro-Magnon", em Les Eyzies de Tayac na região da Dordonha, também na França.    

 

 

 



29/10/2009
0 Poster un commentaire

A découvrir aussi


Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 2 autres membres