CARNAC
CARNAC
Carnac é uma pequena cidade situada na Bretanha, onde se encontra o maior conjunto de menires do mundo. São aproximadamente sete mil em uma área de quatro quilômetros quadrados. Estão localizados à beira das estradas e o acesso à eles só é possível nos meses de outono e início do inverno, quando a procura é menor. O processo de caminhada das pessoas ao redor deles começou a compactar ao solo, fazendo com que começassem a tombar. Todavia, passar pelas estradas, acompanhando os campos de menires é maravilhoso. Eles são a primeira construção de arquitetura monumental conhecida. São pedras de muitas toneladas, trazidas de longe, não se sabe como isto pode ter sido feito, com o conhecimento da época, aprox. 8000mil anos atrás!
Alguns alinhamentos tem uma posição definida pelos solstícios e equinócios de verão e primavera, respectivamente. Algumas pedras receberam gravuras posteriores, na era cristã, com o objetivo de "sacralizar" o monumento.
.
Alinhamentos em Carnac
Existem também os "dolmens", ou seja, construções de pedras, colocadas paralelamente e cobertas com outra imensa pedra superior, chamada de "mesa". Eram possivelmente lugares de rituais, e/ou enterramento.
Dolmen de Kermario.
Dolmen de kermario.
Além disto tudo, ao longo do caminho, em trilhas secundárias podemos apreciar os "túmulos", grandes construções, com a câmara central delimitada por enormes pedras verticalmente e paralelamente alinhadas constituindo um corredor e um salão. São cobertas pelas imensas "mesas" e, por fim, cobertas de pequenas pedras e terra
O "Túmulo de Kerkado" possui bem no cimo, um menir simbolizando a força masculina, sobre o túmulo que simboliza o processo vida-morte-vida, na figura do ventre ou útero. A entrada está alinhada no sentido leste-oeste.
.
Tumulo de Kerkado em Carnac
Quando entrei, havia mais duas mulheres lá dentro, em completo silêncio, ficamos as três curtindo a energia poderosa do local. Um silêncio repleto de imagens e significações, para nos três, tenho certeza. A cada momento entravam turistas ruidosos, que assim como vinham, iam, sem perceber nem sequer um resquício da magia daquele local.
Fizemos todo o caminho de bicicleta, entre Plouharnel, Carnac, LocMariaquer, terminando em Trinité-Sur-Mèr. Foram dois dias de passeio, repletos de descobertas como pequenas entradas de túmulos e dolmens ao longo do caminho
Entrada de túmulo em LocMariaquer
Eu, as bicis e os menires em Carnac
Inscrivez-vous au blog
Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour
Rejoignez les 2 autres membres