RESPIRAÇÃO PARA DIMINUIR A ANGÚSTIA E A ANSIEDADE
Essa respiração é boa para ser feita em momentos especiais em que a gente esteja sentindo muita ansiedade e angústia. Não é para praticar direto.
É uma respiração alta, ou seja feita somente com o peito e plexo solar, que é o espaço, situado, na “boca do estômago”, ou seja logo abaixo do final da caixa torácica.
Quase todo o mundo, quando sente angústia, a sente fisicamente, justamente neste lugar, na “boca do estômago. De qualquer maneira, para localizar bem o local, basta apalpar o centro do peito e ir descendo até achar o final dos ossos. Quatro dedos abaixo está o seu plexo solar!
Bom vamos à prática:
Sentada com a coluna eretae as costas bem apoiadas, localize o seu plexo solar e coloque a mão direita sobre ele, de modo que a palma da mão fique bem centralizada sobre o local. Você vai perceber que os dedos se deslocam mais para esquerda, permitindo assim um ótimo encaixe da palma da mão sobre o plexo. Só este movimento já trás algum conforto!
Inspire.
Expire.
Com a mão bem posicionada, inspire pressionando para dentro, o plexo e permitindo que somente o peito se encha com ar.
Expire, forçando pra fora o plexo,mas mantendo a pressão com a mão.
Cuide para que esteja com o rosto e o corpo relaxado. Repita o movimento quantas vezes forem necessárias para acalmar o sentimento de ansiedade e angústia.
Geralmente umas oito/dez repetições são suficientes.
Depois da seqüência terminada, observe de manter a respiração diafragmática básica para manter a sensação de bem estar conseguida.
Inscrivez-vous au blog
Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour
Rejoignez les 2 autres membres