virandolua

virandolua

AS DEUSAS VULNERÁVEIS

 

 

 

 

 

 

DEUSAS VULNERÁVEIS: estas deusas se caracterizam por terem sido estupradas, raptadas, dominadas ou humilhadas pelos deuses.

Elas personificam os papéis tradicionais das mulheres – esposa, mãe e filha. Papéis estes que colocam a mulher sempre vinculada a valores e respostas do mundo externo, para poder valorar-se internamente. Esta condição faz com que realmente as mulheres que experienciam estes arquétipos, se encontrem em uma situação vulnerável e as reações a isto são bem características em cada deusa assim com em cada mulher com veremos a seguir.

- Hera, deusa do casamento, do compromisso. A esposa.

Era cônjuge de Zeus, por quem era sistematicamente traída e enganada. Sua vingança era voltada para as mulheres ou deusas, e não contra o marido.

Era carinhosa, sensível e extrovertida. É ligada ao símbolo ancestral da "Grande Deusa Mãe", "Aquela que Criou o Mundo", sendo que daí derivam seus maiores confrontos com Zeus, pois sua adoração é muito anterior e mais importante que a dele.

Suas dificuldades psicológicas são o ciúme, vingança, rancor e a inabilidade de abandonar um relacionamento destrutivo.

Habilidades: manter os compromissos assumidos para toda vida, fidelidade.

Hera

Hera, detalhe Nó Górdio, cortado por Alexandre, o Grande

- Deméter, deusa do cereal, da agricultura, nutridora e mãe.

Arquétipo da mãe, extrovertida e carinhosa, representa o instinto maternal, nas suas formas variadas como a mãe generosa,a persistente, a angustiada ou a nutridora, desempenhados na gravidez ou através da nutrição física, psicológica ou espiritual dos outros. É um poderoso arquétipo que pode ter um impacto muito grande, mudando a vida de uma mulher. 

Suas dificuldades psicológicas são a depressão, o desgaste, a dependência como agente de nutrição. Gravidez não planejada.

Habilidades: maternal e nutridora de outros, generosidade. 

Deméter

Deméter, detalhe inferior

- Perséfone, deusa jovem, mulher receptiva, "filha da mãe", rainha do Inferno.

Era uma deusa jovem, esbelta associada aos símbolos de fertilidade como a romã, o milho e a flor narciso que a atraiu, para ser raptada por Hades o deus do Inferno de onde voltou como mulher experiente, que reina sobre os mortos, guia os vivos que visitam o mundo das trevas, e pede para si o que deseja. Era filha única de Deméter e Zeus, que deu apoio para Hades realizar o seu plano de rapto.

Seu arquétipo é fortemente ligado a sentimentos instintivos. Tinha dois aspectos preponderantes o de eterna jovem e filha e de rainha dos mortos e mulher feita, senhora de si. É uma deusa fascinante na complexidade de facetas que pode mostrar. Sensível e introvertida, seus problemas psicológicos tendem a ser a depressão, a manipulação e a facilidade para fantasias.

Habilidades: ser receptiva, imaginação e sonho, potencial para habilidades psíquicas.

 

 

Perséfone

Perséfone, detalhe inferior Romã

Perséfone, detalhe superior esquerdo Narciso

 

 



09/11/2009
0 Poster un commentaire

A découvrir aussi


Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 2 autres membres