virandolua

virandolua

RECEITA DE ARROZ INTEGRAL

01 xíc. de arroz integral, de preferência cateto, 01 dente de alho, 02 xíc. de água fervendo, 01 col chá de sal marinho.

Levar o arroz lavado e escorrido para refogar na panela junto com o dente de alho bem amassadinho, por alguns minutos. Acrescentar a água fervendo, misturar, baixar o fogo no mínimo possível e tampar parcialmente a panela.

Quando a água estiver na altura do arroz, adicione o sal, misture delicadamente, tampe bem a panela e deixe terminar o cozimento até o arroz secar.

Se estiver usando uma panela de barro ou pedra sabão, pode apagar o fogo neste momento, abafar a panela e esperar mais uns 15 min para terminar o cozimento. 

O arroz também pode ser temperado com ervas, no momento em que se põe a água. Tipo: louro, mangerona, kümmel ou endro, fica uma delícia!

No arroz podem ser adicionados vários complementos, também quando se adiciona a água :

*Cenoura ralada.

*Milho verde cortado da espiga ou em lata.

*Palmitos de açai picados.

*Cogumelos em conserva ou frescos. 

* É só usar a imaginação

 

DICAS PARA FAZER UM ÓTIMO ARROZ:

 

Usar uma panela de fundo grosso, tipo as que citei acima ou de ferro ou inox com fundo triplo.

 

O arroz integral é como o feijão, possui sua película fibrosa exterior, por isso não podemos cozinhá-lo com o sal desde o princípio. Como o sal é hidrófilo ele dificulta a absorção da água pelo grão. Acrescentar o sal depois, faz com que o grão cozinhe por inteiro, sem empapar ou ficar mole por fora e duro por dentro.  

 

 



10/10/2011
0 Poster un commentaire

A découvrir aussi


Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 2 autres membres