virandolua

virandolua

PÃO INTEGRAL E VARIAÇÕES

INGREDIENTES: 01kg farinha de trigo integral, 01col. sopa de fermento biológico instantâneo, 01 pac. melhorador de farinha (opcional), 01col. sopa rasa de sal marinho,  02col. sopa manteiga ou gee (opcional) água morna o quanto baste.

 

MODO DE FAZER: Misturar em um recipiente grande, a metade da farinha, o sal, os fermento e o melhorador. Acrescentar a manteiga, a água aos poucos, até formar um mingau. Bater bem por alguns minutos e ir acrescentando o restante da farinha e amassando bem até formar uma massa homogênea. Colocar mais água se necessário para formar uma massa que desgrude das mãos. Sovar por alguns minutos, fazer uma bola e colocar o recipiente dentro de um saco plástico e escolher um lugar quente, de preferência no sol, deixando por 1h ou até dobrar de volume.

Enquanto aguarda, untar e enfarinhar as formas. Amassar novamente e dividir a massa em duas formas grandes ou duas formas médias e mais uma  de pizza. Deixar crescer novamente e assar em forno quente por +/- 30min.  

#Se optar por fazer a pizza, coloque a forma direto no forno ligando por 3min, deixando a massa crescer por 30min assando em seguida por +/- 15min. Deixe as formas com os pães sobre o fogão para aproveitarem o calor para crescer. Após retirar a pizza, levar os pães para assar. #

 

INGREDIENTES OPCIONAIS:

# Sementes de gergelim ou linhaça: 1/2 copo.

# Passas de uva pretas ou brancas: 1/2 copo.

# Nozes ou castanhas picadinhas: 1/2 copo.

# Pode-se acrescentar outras farinhas como milho, centeio, arroz, sempre usando a proporção de 1/3 do total.

# Também fica ótimo usar flocos variados como aveia, trigo, centeio, arroz, lentilha, etc. substituindo a farinha em 02 copos.

# ovos: 01 ou 02 un.

#Substituir a água por leite.

 Fazer pão é uma atividade maravilhosa e é muito bom criar e inventar novas combinações de ingredientes...

 



10/10/2011
0 Poster un commentaire

A découvrir aussi


Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 2 autres membres