virandolua

virandolua

O QUE É TAO

O taoísmo é uma filosofia chinesa de +/- 5mil anos. Sua base consiste no pequeno livro TAO TE KING atribuído ao talvez 1º sábio taoísta Lao-Tse ou Laozi. Também conhecemos Sun-Tzu com seu popular livro "A Arte da Guerra",  Chuang-Tse,  entre outros.

Ao longo dos milênios o taoísmo foi sendo desenvolvido e aplicado na medicina e saúde física, mental e espiritual, nutrição, manipulação da energia vital "chi" e muito mais.

O conceito de TAO ou "aquilo que não pode ser nomeado" trata do "vazio criador" de onde emergem todas as coisas e seres existentes.

Não pode ser nomeado porque sua abrangência e complexidade transbordam amplamente a capacidade da "mente racional". Por isso o TAO pode ser "intuído", mas não "pensado".

Podemos dar-lhe atributos ou qualidades como: "Caminho", "Verdade", "Natureza", "Infinito Criador", "Vazio Criador" onde a "Existência" é função do TAO, numa relação auto-alimentadora.

O elegante conceito de "Grande Mistério" e "Grande Espírito" dos Nativos Norte-Americanos tem estreita relação com o TAO, (livro "As Cartas do Caminho Sagrado" de Jamie Sams).

O símbolo Yin-Yang busca mostrar o TAO e a sabedoria do

I-Ching com seus trigramas são ferramentas para o contatarmos.

Para nós do veleiro TAO, seus significados de "Caminho Natural", "Agir pela Não Ação" e a "Liberação de Conceitos Auto-Limitadores", são o que mais nos envolvem, encantam e têm sido ao longo de muitos anos uma forma de viver, possibilitando a realização dos nossos sonhos!



02/05/2011
0 Poster un commentaire

A découvrir aussi


Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 2 autres membres