virandolua

virandolua

NUTRIÇÃO INTEGRAL NATURAL

NUTRIÇÃO INTEGRAL NATURAL

A alimentação correta tem um papel definitivo na nossa saúde global, isto todo mundo já sabe. A questão principal é, como por em prática hábitos saudáveis?! Senti e sinto, até hoje na pele, a dificuldade desta proposta. Eu percebo esta questão de uma maneira muito complexa, com questões não só nutricionais a serem abordadas como também psicológicas, comportamentais e sociais.

Além disto, produtos que são consumidos na alimentação rotineira, hoje em dia têm efeitos aditivos no indivíduo. Falo do açúcar e das gorduras em todas as suas formas, geralmente bem mascaradas em produtos insuspeitados. Temos que considerar também todos os inúmeros aditivos, entre os quais os adoçantes que são, para mim, um grande problema.   

Dar uma reduzida radical no consumo de açúcar na minha vida não foi difícil pois na verdade nunca fui tão apegada aos doces, sempre preferi os salgados, hehe! Meu problema maior é com as gorduras, que, pelo fato de eu ser magra, sempre me autorizei a comer sem culpas... nada bom isso...

Mas apesar disso, sofri a "síndrome de abstinência" que a falta do açúcar provoca. Mal estar, ansiedade, surtos de hipoglicemia, depressão, cansaço, e, nos primeiros dias, um recrudescimento da rinite alérgica que tinha na época. Isto foi lá pelo ano de 1985/6.

Recém ingressa na Faculdade de Nutrição, meu irmão, me mandou do Rio de Janeiro o livro da Sônia Hirsh, "Sem Açúcar, Com Afeto". Foi uma virada na minha vida! Já havia estudado bioquímica antes, na Faculdade de Biologia que tinha começado a cursar, antes de mudar para Nutrição. Foi só juntar os alhos com os bugalhos, só dar os nomes aos bois, de somar dois mais dois!

A partir desta época, começaram as mudanças não só na alimentação como também na visão de mundo. Os primeiros cursos que fiz foram na GFU, Grande Fraternidade Universal, que me trouxeram as questões concernentes à ecologia, não só dos alimentos como do planeta como um todo!  Conheci a Homeopatia e muitas formas naturais de tratar a saúde.

 

 

Acho importante colocar que, durante todos estes anos, continuava firme na psicoterapia.

Aos poucos tudo foi se sedimentando, novas formas de comer, respirar, cuidando da minha vida e também do planeta. Cereais integrais em todas as suas formas, leguminosas, legumes, frutas e verduras e água pura, começaram a fazer parte preponderante da minha alimentação diária. Complementando com leite e derivados e ovos.Tentei durante um ano aproximadamente, parar de comer carne (bovina, aves, suínos e peixes), mas como boa gaúcha, não tive sucesso, hehehe! 

 

 

Ao longo do tempo percebi que o mais importante na vida é o equilíbrio, de tudo, emocional, espiritual e, é claro, nutricional! Retornamos aqui ao começo, quando dizia que esta questão da alimentação é complexa. Diz respeito a impulsos animais profundos, além de outras questões psicológicas do ser humano como o vinculo afetivo mãe-filho, como fonte de amor e aceitação, auto-proteção e auto-estima e muito mais...

Já estava com a mudança alimentar consolidada, mas, a rinite que havia sumido nos primeiros tempos, começou a voltar, de forma pontual, o que me fez procurar e observar, na terapia reichiana, que a rinite tinha uma relação direta com momentos de frustração e rejeição por quais eu passava. Era como chorar por dentro, chorar sem chorar, algo assim, o que eu interpretei, que fazia sentido para mim mesmo, é claro.

Conto isto por ser um exemplo simples e bem direto sobre estas questões psicossomáticas que acompanham a nutrição. Trabalhei profundamente e a rinite desapareceu completamente até hoje.

Durante o meu trabalho em consultório, consolidei esta idéia e por isso fiz os cursos de Terapia Floral, para tratar também as questões emocionais com meus clientes. Minha experiência mostrou que não é nada simples, é preciso persistência e força de vontade... mudar  o que tem dentro e o que vai para dentro, hahaha! Brincadeira!

Chego novamente a uma questão que venho colocando muitas vezes aqui: CONSCIÊNCIA DE SI. Começa e termina aí. Conhecer-se o mais profundamente possível é nosso trabalho maior, se quisermos ter uma vida mais completa e plena. É o instrumento para fazer os câmbios que queiramos da maneira mas real e clara.

É algo que vai acontecendo aos poucos, nosso organismo pouco a pouco fica mais sensível e vai nos mostrando o caminho. Aprendemos o que nos faz bem ou mal. Realmente, e não por reações emocionais a situações sobre as quais não temos controle ou consciência. Álcool, açúcar, gorduras, sal, e por aí vão as drogas... a gente se "atrolha" para esconder ou não permitir que saia o que esta lá dentro nos consumindo, nos "comendo"...

Vou começar a postar, na Categoria NUTRIÇÃO, receitas, dicas, idéias, também uma bibliografia, um pouco antiga, eu sei, mas de base, para aprender sobre nutrição e saúde. É bom começar aos poucos, introduzindo alguns alimentos, experimentando devagar e principalmente com prazer pois não há  nada mais errado do que a idéia de que a alimentação saudável é sem gosto!

Espero que curtam e aproveitam para melhorar a sua saúde! 

 

 



24/10/2011

A découvrir aussi


Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 2 autres membres