virandolua

virandolua

LES EYZIES DE TAYAC

TERRA DO HOMEM DE CROMAGNON

Homem de Cro Magnon e falésias

Les Eyzies, escultura do Homem de Cro Magnon e

antigo castelo nas falésias, restaurado 

A cidade de Les Eyzies de Tayac, às margens do rio Vesère, fica no Périgord Noir, no departamento de Dordogne, França.

Les Eyzies, ponte antiga de acesso à cidade

É uma fantástica região de belíssimas falésias, nos vale do rio Vesère e Dordogne onde o homem vem habitando desde seus primórdios. São grutas produzidas pelas eras geológicas de glaciação e degelo onde o calcário por suas características, permitiu a formação de enormes cavernas e galerias.

 

Falésias, chegando em Les Eysies de Tayac

Toda a região era coberta pelo mar, que quando recuou deixou estes vales, muito posteriormente habitados pelos hominídeos. No museu, ao lado da "grotte du Sorcier" encontra-se uma coleção incrível de conchas pré-históricas encontradas no local quando da escavação para as obras da ferrovia.

Nosso principal objetivo era de visitar as réplicas de "Lascaux" que fica na região, mas depois descobrimos que apesar de perto, não havia transporte público para ir até lá!

No "Office du Tourisme"  descobrimos ali, em Les Eyzies, muitas grutas maravilhosas e originais para visitar.

Visitamos dois sítios arqueológicos, a "Grotte de Font Gaume" e a "Grotte du Sorcier". As visitações são limitadas a 12 pessoas por vez e deixamos todos nossos pertences guardados fora. É preciso evitar encostar nas paredes para reduzir a contaminação do ambiente e das rochas por microorganismos externos e alheios ao ambiente.

Em "Lascaux" houve muita perda de pinturas, pelo desconhecimento, na época, dos efeitos da visitação intensiva.

A visita é feita na obscuridade, pois a luz também possui um efeito oxidante e degradante das obras. À luz de lanterna e com auxílio de uma caneta laser, o guia vai iluminando e mostrando as esculturas, gravuras e pinturas, feitas há aprox. 16mil anos, pelo homem de "Cro Magnon".

 Fomos também a incrível "Maison Forte de Reinac" , na localidade vizinha de Tursac, encravada nas falésias, num local habitado desde o Paleolítico.

A gruta de Font Gaume se encontra praticamente dentro da cidade de Les Eyzies.

Vista da Falésia de Font de Gaume

Font de Gaume, entrada

Lá vimos bisões, cavalos e carneiros esculpidos nas rochas, aproveitando maravilhosamente as protuberâncias e reentrâncias das paredes para conseguir uma grande vivacidade dos animais. As pinturas são feitas utilizando pigmentos de barro de diversos tons de ocre, marrom e amarelo.

Renas Font de Gaume, original 

Renas, Font de Gaume arte

Bisão, Font de Gaume

Mas o que me tocou profundamente foi a imagem de uma mão, em negativo, feita com pigmento ocre vermelho, que segundo os experts foi "soprado" pelo pintor, sobre a mão colocada na parede. A visão foi impactante, pensar na criatura, nosso ancestral, que fez aquilo, o que pensaria? O que quereria dizer com este gesto? Para mim, este deve ser dos primeiros gestos de identificação primitiva do "Eu", do "Self". A concretização da idéia da individualidade, do Eu x Ambiente. Foi uma emoção fantástica!! Infelizmente não consegui achar na internet a foto da "empreinte de main" original de Font Gaume, mas coloco aqui esta de outra caverna, mas muito parecida com a que vi lá. É igualmente impressionante.

Impressão de mão 

A gruta du Sorcier (do Feiticeiro), se encontra na cidade fronteiriça de Saint Cirque, onde fomos de bicicleta. É uma cidade medieval, muito característica do "Périgord Noir" e ao lado da entrada da gruta se encontram casas reconstruídas desta época, com um forno de pão e um pequeno poço.

Saint Cirque, casas antigas.

Há também o museu que citei acima onde além das conchas, se encontram artefatos produzidos pelos homens do Neolítico, há 16mil anos, encontrados na gruta.

Este sítio é muito conhecido pela gravura do "feiticeiro de sexo avantajado" esculpida na rocha.

Feiticeiro, Du Sorcier

Ao seu redor se encontram gravuras de símbolos do "sagrado feminino" em forma de vulvas estilizadas. Destas também não encontrei fotos na web, mas coloco esta outra,  que fotografei no Museu das Antiguidades Nacionais, em Paris, muito parecida para ilustrar.

Feminino Sagrado

Perto da entrada, vê-se uma escultura com um relevo surpreendente de um cavalo, chamado "cheval volant" ou "cavalo voador" por dar a nítida impressão de estar saltando. É genial e lindíssimo. Nas fotos não se percebe a tridimensionalidade da obra.

Cavalo Voador,cabeça à esquerda, Du Sorcier

Esta caverna veio sendo utilizada com abrigo até a idade média, por isso muita coisa se perdeu com a utilização intensiva ao longo dos séculos. O guia nos mostrou o "fogão" e estruturas escavadas nas paredes para sustentar "armários" e a parede externa.

Ao lado da caverna, foi montada uma simulação de como seria a habitação de um "Xamã Magdaleniano" que é como se chamam estes homens neolíticos. Muito legal! 

Casa do "Xamã de sexo avantajado", procure que você acha!!



06/11/2009
0 Poster un commentaire

A découvrir aussi


Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 2 autres membres