virandolua

virandolua

***CONSCIÊNCIA X RITMO INTERNO ***

MUDANDO O RITMO INTERNO - LIMPEZA MENTAL

Este texto eu recebi na Escola Amigos do Verde, para estudo e reflexão. É da instituição Brahma Kumaris, de meditação e yoga-nidra. Creio que pertence ao livro "Vivendo Valores na Escola".

Considero-o pertinente à questão da "Consciência de Si" e, o que eu achei bárbaro, é muito prático. É uma ferramenta diária para autotransformação!

PENSAMENTOS E VALORES

Tudo que fazemos tem um ritmo. O acúmulo de ritmos dá origem a grande sinfonia da nossa existência.

A vida moderna nos impõe uma aceleração constante. Somos compelidos a correr, não se sabe para onde. Não há tempo para apreciar o canto de um pássaro, ou uma bela noite de luar, e isto não é uma questão de tempo físico mas de tempo mental e de consciência. Mesmo quando nos permitimos parar, não conseguimos desfrutar, porque a mente está sobrecarregada. Na tentativa de viver um outro ritmo, muitos recorrem às drogas. Mas não precisamos de artifícios químicos para desacelerarmos nossos pensamentos. Nosso compasso é extremamente suave e harmonioso, só precisamos conhecê-lo e vivenciá-lo.

Nosso ritmo é determinado pela qualidade da atitude mental que provocamos. Se criarmos pensamentos que nos conduzem ao Eu verdadeiro, de forma natural, experimentaremos uma melodia interna muito agradável e revigorante.

Existem basicamente, quatro categorias de pensamentos e cada uma exerce influências específicas sobre nosso estado mental. São elas:

PENSAMENTO DE DESPERDÍCIO – INÚTIL

PENSAMENTO PRÁTICO – ÚTIL

PENSAMENTO DESTRUTIVO – NEGATIVO

PENSAMENTO CONSTRUTIVO – POSITIVO

 

PENSAMENTO DE DESPERDÍCIO – INÚTIL

É facilmente detectável, pois não nos leva a nenhum fim prático. Ex.: Se eu ganhasse na loteria... Se eu fosse europeu... Se eu tivesse feito aquele concurso... Imaginação e elucubração. Culpa e idealização, falta de objetividade. Tais pensamentos esvaziam a energia mental e até física da pessoa, acabam tirando dela o poder de realização.

Transformam o que é fácil numa montanha intransponível, devido ao descontrole interno.

Este tipo de pensamento tem a característica de acelerar o ritmo mental. Há uma progressão geométrica de inutilidades e, se não houver interferência consciente para frear o processo, muita energia se perde e surge o estresse. É comum ouvirmos conversas inúteis, comentários absurdos e até acharmos natural e saudável, mas não o são. Precisamos aprender a valorizar nossos pensamentos. A inconsciência quanto ao seu valor faz com que fiquemos vazios e pobres, porque gastamos a toa, sem nenhum cuidado.

 

PENSAMENTO PRÁTICO – ÚTIL

 

É todo aquele pensamento que tem um objetivo, ainda que não seja refinado. É a categoria de pensamentos que precisamos, à medida que agimos e interagimos, com o propósito de sobreviver neste mundo. Ex.: Hoje vou ao supermercado, depois ao banco... Amanhã, irei à aula, preciso separar os cadernos... Vou levar o carro para lavar...

Estes pensamentos não esvaziam nosso poder mental porque têm um fim, levam a uma realização e aumentam o poder da consciência. Às vezes a vida das pessoas se torna tão difícil porque lhes faltam pensamentos como estes. Por isso, antes de desenvolvermos uma atividade qualquer, devemos perguntar: será que já pensei o necessário para o bom desempenho da tarefa? Eis a hora em que não devemos economizar raciocínios. Um mau planejamento acarretará muitas dores de cabeça.

 

PENSAMENTO DESTRUTIVO – NEGATIVO

É o que vem quando a mente está desenergizada fraca e pobre. Provêm da inconsciência ou de um estado de consciência inferior, pensamentos de raiva, medo incerteza, inveja e outros. Estes além de consumirem energia, aceleram o ritmo mental. Com esta qualidade de pensamentos uma pessoa pode até cometer um crime. Provoca uma espécie de envenenamento, que a torna inconsciente e destrutiva. A primeira coisa que destrói é a consciência e, a partir daí, danos em cadeia se sucedem. Sem dúvida os pensamentos negativos são os que mais nos desarmonizam e tornam nossas vidas tensas e sem prazer.

Para experimentarmos a satisfação, precisamos estar alertas (conscientes) e perceber que atitude mental criamos. Não aceitando a negatividade como verdade, mas tranformando-a. Melhorando o padrão das reflexões, nossa vida se preenche de valor, o que se irradia aos olhos dos outros.

 

PENSAMENTO CONSTRUTIVO – POSITIVO

Os pensamentos construtivos tornam enternecedora a melodia da vida. Não importam os fatos, a situação financeira, e até mesmo a saúde física, tudo pode estar precário, mas para aquele que possui a riqueza da mente verdadeira e construtiva, tudo estará sempre bem. São pensamentos de amor, paz, felicidade, aceitação, cooperação e outros valores originais do Ser. De alta qualidade, energizam a mente acentuam o ânimo de viver. Outra característica: desaceleram o ritmo mental, trazendo-nos mais consciência, pois há tempo para as ponderações. Os pensamentos construtivos estão sempre alicerçando bons empreendimentos, na verdade são a base do sucesso, em tudo o que fazemos. Podemos usá-los como arma para destruir o negativismo. Devemos criar o hábito de cultivá-los, como um tratamento preventivo, que nos auxiliará a viver melhor em todos os níveis, conscientes de nosso "aqui e agora".

O pensamento construtivo não nasce espontaneamente, se a mente está habituada ao pessimismo. É necessário empenho consciente e desejo de querer mudar. Dê o primeiro passo e será fácil prosseguir!  

   

 



16/02/2010

A découvrir aussi


Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 2 autres membres