virandolua

virandolua

CIDADELA DE CARCASSONE

 Carcassone iluminada(internet)

Depois de Les Eyzies de Tayac, fomos à cidade medieval de Carcassone, na região do Aude, departamento de Languedoc-Roussillon. Localizada na encruzilhada de duas vias terrestres em uso desde a antiguidade: a ligação do Atlântico para o Mediterrâneo (hoje é o moderno "Canal du Midi", de água doce, que atravessa a França do Oceano Atlântico ao Mar Mediterrâneo). Era também a ligação do Maciço Central até a Espanha, à volta dos Pirineus.

Vôo sobre Carcassone(internet)

Os primeiros sinais de assentamento datam de 3500 a.e.a (antes da era atual), na época dos Celtas. A fortificação teve início com os Romanos no século 100 a.e.a.  

Já em 1208, a cidade medieval é tomada pelos Cruzados, servindo de quartel general das suas tropas. Depois, numa segunda Cruzada, a cidade de Carcassone é anexada ao reino francês e um período de terror se instala no interior de suas muralhas. A perseguição aos Cataros provoca a multiplicação das fogueiras e das denúncias de selvagerias, com a instalação da Inquisição.

Muralhas de Carcassone 

É uma cidadela enorme, com 58 torres, localizada num promontório, coroando a cidade em volta.

É um lugar impressionante pela monumentalidade e pela conservação de toda a arquitetura interna. As ruas e as casas que hoje abrigam muito comércio, te transportam para a Idade Média! Sentimos o clima principalmente nas manhãs bem cedo, quando as ruas ainda não haviam sido invadidas pelos turistas! 

A catedral de São Miguel (Cathédrale de Saint Michel de Carcassone), tem vitrais maravilhosos e possui uma imagem muito bonita de "Notre Dame de La Santé", N. Sra. Da Saúde. Assistimos aí um magnífico concerto de órgão, que data de 1600.

Nossa Sra, da Saúde

Ao lado de uma ponte antiga, sobre o rio Aude, se localiza uma capelinha, dedicada a Notre Dame de la Santé.

Ao sairmos de manhã para nosso primeiro passeio pela cidade, eu quis parar para entrar na capela. O Ricardo ficou do lado de fora, me esperando.

Capela Notre Dame de la Santé(internet)

Fui me aproximando da bonita imagem da Nossa Sra. da Saúde quando sem esperar fui envolvida por um sentimento e uma sensação que nunca havia sentido antes na minha vida! Mesmo que eu usasse todas as palavras existentes que significam amor, paz, auto-realização, luz, pertencimento, calma, felicidade, intensa profundidade, alegria, não conseguiria expressar aquilo que senti naquele momento. Foi a real e total "realização" da unidade, se ser um com o todo, com o divino, expansão da consciência ao infinito!!!

Interior da capela(internet)

De repente o Ricardo me chama e o encantamento se desfaz instantaneamente!!!

-"Vamos, Marga. Que é que tu tanto fazes aí dentro?"- Acordei do "sonho" mais magnífico que já vivi!!

Já tive muitas experiências espirituais na minha vida, mas jamais algo sequer parecido com esta, que foi extremamente realizadora! Ela tornou concretos e acessíveis para mim inúmeros sentimentos que já brotavam no meu íntimo há tempos.

Somente eu jamais pensei que pudesse acontecer justamente numa igreja católica, com a qual não tenho nenhuma afinidade, muito ao contrário... Apreendi, o que eu na verdade já sabia, a Grande Mãe está em tudo, é tudo, nada existe que não seja Ela. Podemos também trocar de gênero ou não colocar gênero nenhum, depende do sentimento de cada um! 

Carcassone as muralhas e eu 



06/03/2010

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 2 autres membres