virandolua

virandolua

AMOR INCONDIONAL

 

Eu acredito que a melhor caminho para termos saúde e boa forma é o amor incondicional por nós mesmos. Quando estamos bem conosco mesmos, tudo vai bem.

A angústia e a ansiedade são a formas mais comuns da manifestação de um desacordo interno. É claro, as coisas não são tão simples assim. Mas, é certo que temos em nós, e só em nós mesmos, a possibilidade concreta de mudança. Seja ela qual for!

O psicólogo Hércoles Jaci, escreveu magistralmente sobre isto no seu blog, cujo link está abaixo. Vale a pena conferir!

Vamos acumulando crenças, valores, idéias, comportamentos, desejos e muita coisa mais que no fundo, estão muito distantes da nossa alma, do nosso desejo interno genuíno, que no final das contas, acabamos por perder de vista! Tem uma poesia, que já postei uma vez, que clareia a questão... poeticamente!  

 

Na fronteira
Engavetei a alma
no confim
na fronteira do possível
longe o suficiente
para não ouvi-la
perto o necessário 
para não perdê-la.
             Clairto Martin

 

Só que nunca conseguimos cala-la, a ansiedade e a angústia são os porta-vozes do inconsciente.

Momentos de interiorização, que são essenciais ao auto-conhecimento, causam inicialmente um aumento da ansiedade e angústia, o que acaba nos afastando ainda mais de nós mesmos.

Para realmente fazer mudanças internas legais é preciso empenho, força de vontade para concretizar as mudanças que a alma pedir! E isto acarreta desagradar à “gregos e troianos”, ou seja, pais, companheiros, filhos amigos, chefes... Também teremos que ter a coragem de fazer mudanças, tipo “constitucionais”, quer dizer, emprego, profissão, estilo de vida...

Os problemas nutricionais, encaixam como uma válvula de escape das nossas frustrações, desejos não realizados, culpas, medos... descontamos comendo. A gordura funciona como capa protetora contra as “pancadas da vida”, mascarando uma inadequação aos conceitos sociais de “forma física”, aos quais nos sentimos pressionados a encaixar, mas que vão contra a nossa natureza íntima.

Podemos, e é muito interessante, organizar nossas prioridades em relação às questões que desejamos mudar. Fazer uma lista e agregar, a cada item, estratégias de como propiciar as mudanças pode ser uma boa coisa. O mais importante é acatarmos nossos desejos interiores e seguir a partir desta perspectiva, realizando aos poucos e sem cobranças, de acordo com as possibilidades. Lembrar sempre que objetivos muito altos geralmente são uma forma de auto-boicote, seguir aos poucos, um passo de cada vez e, estar atento aos surtos de ansiedade e depressão, pois eles nos indicam a necessidade de parar e rever o que se está fazendo!

ENTÃO, CANTE ESSA MÚSICA PARA VOCÊ MESMO TODOS OS DIAS, É MEDICINAL! 

 

 VELHA INFÂNCIA

Você é assim, um sonho pra mim, e quando eu não te vejo.

Eu penso em você, desde o amanhecer, até quando eu me deito.

Eu gosto de você.

E gosto de ficar com você.

Meu riso é tão feliz contigo.

O meu melhor amigo é voce meu amor.

E a gente canta, e a gente dança e a gente não se cança.

De ser criança, da gente brincar, da nossa velha infância.

Seus olhos meu clarão.

Me guiam dentro da escuridão.

Seus pés me abrem o caminho.

Eu sigo e nunca me sinto só.

Arnaldo Antunes



13/03/2012
0 Poster un commentaire

A découvrir aussi


Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 2 autres membres