virandolua

virandolua

A DEUSA HOLOGRÁFICA PROJETO CERÂMICO

             

       PROJETO A DEUSA HOLOGRÁFICA

Este projeto cerâmico foi desenvolvido durante meu curso no "Atelier Livre da Prefeitura", na turma de "Projetos Especiais", no ano de 2002, sob a orientação da professora Suzana Campozani, baseado no livro "As Deusas e a Mulher" de Jean Shinoda Bolen.

Este interessante livro, trás as sete principais deusas gregas do Olimpo, analisando profundamente seus arquétipos, características e influência na psique feminina.

A autora, Analista Junguiana, explora cada uma das deusas trazendo através de suas características, informações, idéias ótimas e práticas que nos ajudam a conhecer as faces das deusas, que coexistem dentro de nós.

 Aprendemos a reconhecer qual ou quais aspectos , em cada situação de vida se encontra mais presente ou "manifestado".   Aprendemos também a compreender a característica feminina multifacetada, convivendo então, melhor com as contradições e ambivalências que quase sempre são um tormento na vida cotidiana.

São "insights" que ajudam a mulher a conviver melhor consigo mesmo e com seus companheiros, filhos, filhas, pais, etc.

Este trabalho se desenvolveu também a partir da inter-relação de idéias e conceitos contidos no livro "Mulheres Que Correm Com Lobos", sobre o qual no ano anterior eu havia produzido o "Projeto Vasalisas".

A Dra. Clarissa Pinkola Estés, também é Analista Junguiana e utiliza, no seu livro, Contos de Fadas ou Histórias Tradicionais, além da própria Mitologia e Arqueologia, para tecer paralelos e desvendar a natureza da psique feminina.

A idealização, escolha dos materiais e elaboração das peças surgiu depois da leitura e estudo destes dois livros e sobretudo, das emoções e sentimentos vividos ao longo da leitura, meditando e refletindo profundamente sobre cada arquétipo.

 

 



09/11/2009
0 Poster un commentaire

A découvrir aussi


Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 2 autres membres